top of page
Buscar

Hierarquia Visual

Olá, tudo bem? Você já ouviu falar em Hierarquia Visual? Se nunca ouviu, esse post de hoje é pra você, dá uma olhada nessa imagem.




Quando vamos desenvolver uma página, uma embalagem, ou até mesmo um post para as redes sociais temos que ir muito além de escolher uma boa imagem e pensar em uma boa copy. Se fizer um layout bem pensado, consegue atrair o olhar do usuário (pelo menos uma grande parte deles) para o lugar que você quer e na sequência que você quer, estimulando o usuário/consumidor a agir conforme o esperado.


A Hierarquia Visual consiste na organização dos elementos para mostrar sua ordem de importância, fazendo a distribuição de forma lógica e estratégica, determinando quais elementos receberão a atenção do usuário atraindo seus olhos diretamente para o foco desejado e no momento certo.


Na pratica, isso tem 3 funções básicas que devem ser consideradas.


  • Orientação

Construir o layout pensando em conduzir o usuário de ação em ação sem que ele se sinta forçado.


  • Comunicação

Basicamente criando links na mente do usuário diminuindo a carga cognitiva que ele recebe, reduzindo o esforço para achar a informação e qual caminho tomar.


  • Impacto Emocional

Aplicando elementos que envolvam o usuário de forma a conectá-lo com o conteúdo e suas ações.


Não existe uma receita de bolo para uma hierarquia bem sucedida, mas há algumas dicas de ouro que devem ser aplicadas.


  1. Tamanho: elementos maiores são mais importantes.

  2. Cor: cores vivas se destacam mais do que cores escuras.

  3. Tipografia: o tamanho e o tipo de fonte proporcionam diferenciações e destaques.

  4. Proximidade: separa os elementos uns dos outros e cria sub-hierarquias.

  5. Espaço em branco: torna mais fácil a visualização.

  6. Alinhamento: cria ordem entre os elementos.

  7. Repetição: atribui significado em relação aos elementos.

  8. Linha principais: guiam o olhar.

  9. Regra dos terços: imagine a tela dividida em 9 quadrados (como um jogo da velha) e descentralize o objeto, colocando-o na intersecção das linhas.

Estude cada um dos princípios e entenda que você não precisa (e às vezes não deve) utilizar todos eles ao mesmo tempo, mas sim, analisar o design de acordo com suas necessidades, aplicando o que cabe em cada caso.


Espero que tenha curtido o conteúdo, aproveite as dicas e nos vemos na próxima. Tchau!

Comentarios


Logotipo Servcamp Indústria Gráfica

Rua Quinze de Novembro, 1960

Jardim Santa Rosa - Nova Odessa - SP

CEP: 13385-100

Fone: (19) 3466.5040

Horário de funcionamento:
Segunda à Quinta das 7h00 às 17h00

Sexta das 7h00 às 16h00

Siga nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Todos os direitos reservados a Servcamp Indústria Gráfica ® - CNPJ 11.210.407/0001-60

bottom of page